Favaios

A aldeia vinhateira de Favaios é terra de Moscatel

Favaios é sinónimo de Moscatel. Esta aldeia vinhateiro do Douro acolheu como nenhuma outra esta casta do mundo, elogiada pelo seu aroma intenso. Uma dedicação retribuída. A uva Moscatel adaptou-se com grande harmonia a Favaios.

Com origem provável no Médio Oriente, a casta Moscatel foi difundida pelos romanos, tendo chegado ao Douro pela mão dos galegos que vinham a trabalhos na região. Será desta tradição que vem a personalização do nome da casta: em Favaios, a uva rainha chama-se Moscatel Galego branco.

A aldeia vinhateira de Favaios é do Douro Património da Humanidade, de Portugal e do Moscatel.

O delicioso aroma e a acidez do Moscatel de Favaios são ímpares.

O planalto de Favaios é diferente da restante Região Demarcada do Douro. Em Favaios, as escarpas ingremes da montanha duriense dão lugar a vinhas em declive suave, sem necessidade de armação em muros de pedra. Os solos são pouco pedregosos e apresentam maior espessura e fertilidade. O xisto típico do Douro marca ainda presença em algumas áreas, mas a constituição dos solos é essencialmente argilosa.

O clima fresco, favorecido por nevoeiros e orvalhadas frequentes, a par das características do solo, proporcionam à casta Moscatel um terroir de eleição. A mesma casta, plantada noutro local não produz o mesmo Moscatel. O delicioso aroma e a acidez do Moscatel de Favaios são ímpares.

É desta casta e deste lugar que se faz a vida da Adega Cooperativa de Favaios. Moscatel é também sinónimo de Adega de Favaios.