Maior vindima do Moscatel tem festival que a celebra
A maior vindima do Moscatel em Portugal merece um festival que a enalteça. De 6 a 8 de setembro de 2024, Favaios faz a festa e celebra a casta que deu fama a esta aldeia do Douro vinhateiro.
Na sua VIII edição, o Festival do Moscatel de Favaios, conta com a atuação das bandas musicais Monte Branco (dia 6, às 22h00), Karetus (dia 6, às 00h00) e GNR (dia 7, às 23h00). No domingo, dia 8, a partir das 15 horas, haverá cortejo e atuação de ranchos folclóricos.
O programa integra ainda o já tradicional e gigante brinde coletivo, com Moscatel da Adega de Favaios. Esta simbólica homenagem ao Moscatel é oferta da cooperativa e é aberto a todos os participantes no evento.
O Festival celebra o vinho produzido a partir da casta Moscatel Galego, variedade com longa tradição em Favaios e muito adaptada a este planalto do Douro. A variedade ocupa cerca de 1400 hectares de vinha no concelho a que pertence a vila, Alijó, sendo a Adega de Favaios o seu principal produtor na Região Demarcada do Douro (80%) e líder no mercado nacional do vinho fortificado Moscatel do Douro (cerca de 52% de cota de mercado).
NOTÍCIAS RELAVANTES
O Moscatel Colheita 1999 conquistou a medalha Grande Ouro no reconhecido Concurso Internacional Sélections Mondiales des Vins (sede no Canadá), ficando em 3.º lugar do Top 50, e em primeiro lugar entre os vinhos portugueses.
A Adega de Favaios é a primeira cooperativa de Portugal a obter certificação de sustentabilidade. A implementação de práticas que reduzem os impactos ambientais negativos da atividade vitivinícola já mereceu o reconhecimento do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
Casa Velha Grande Reserva 2019 foi eleito o melhor vinho branco do Douro. A Adega de Favaios volta a surpreender no concurso internacional Mundus Vini.