Moscatéis de Favaios veganos
O Moscatel Adega de Favaios e o Favaíto são os primeiros moscatéis portugueses a obter a certificado vegano.
A obtenção do selo vegano por parte da Adega de Favaios valida uma prática já generalizada a todos os vinhos DOC Douro produzidos pela nossa cooperativa e chega, no início de 2022, também aos vinhos fortificados.
Esta certificação vegano para os moscatéis da Adega de Favaios vem na sequência de uma decisão tomada em 2012, de não usar no processo de vinificação qualquer produto de origem animal. Desde essa data, as novas vinificações de Moscatel de Favaios são também incluídas nesta prática, acabando por ser possível apresentar o selo vegan nos moscatéis mais jovens, de lotes com idades entre 3 e 8 anos, no ano de 2022.
Contextualiza ainda o nosso enólogo principal, Miguel Ferreira, felizmente existem já mercado produtos enológicos de origem vegetal que revelam resultados excelentes, pelo que a direção da Adega de Favaios entendeu que era uma boa oportunidade para tornar o vinho mais inclusivo, apresentando vinhos aptos para consumo por vegetarianos e veganos.
NOTÍCIAS RELAVANTES
O Moscatel Colheita 1999 conquistou a medalha Grande Ouro no reconhecido Concurso Internacional Sélections Mondiales des Vins (sede no Canadá), ficando em 3.º lugar do Top 50, e em primeiro lugar entre os vinhos portugueses.
A Adega de Favaios é a primeira cooperativa de Portugal a obter certificação de sustentabilidade. A implementação de práticas que reduzem os impactos ambientais negativos da atividade vitivinícola já mereceu o reconhecimento do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
A maior vindima do Moscatel em Portugal merece um festival que a enalteça. De 6 a 8 de setembro de 2024, Favaios faz a festa e celebra a casta que deu fama a esta aldeia do Douro vinhateiro.