Moscatel histórico assinala 70 anos da Adega de Favaios
Setenta anos de vida, sete colheitas selecionadas, a melhor de cada década. A edição única do novo moscatel velho da Adega de Favaios reflete o dinamismo da nossa cooperativa.
O novo moscatel comemorativo dos 70 anos da Adega de Favaios não é apenas um vinho de elite e único. É também reflexo do espírito cooperativo que a Adega de Favaios tem sabido concretizar. A oferta a cada sócio de uma garrafa deste moscatel comemorativo, um blend de sete colheitas diferentes, reveste-se, pois, de grande simbolismo.
“Escolhemos a melhor colheita de cada década de vida da adega, procurando criar um moscatel simbólico e representativo desta cooperativa”, explica o enólogo principal, Miguel Ferreira, reconhecendo que o lote tem “vinhos com perfil bastante diverso e que motivam diferentes preferências”. O resultado final, no entanto, só pode ser de excelência, conclui: “Sete coisas muito boas nunca podem resultar numa coisa má”.
Integram o Moscatel Adega de Favaios 70 anos colheitas já fora do mercado (1964, 1975), algumas ainda em comercialização (1980, 1999) e outras em reserva de património da adega (2007, 2011 e 2020).
NOTÍCIAS RELAVANTES
O Moscatel Colheita 1999 conquistou a medalha Grande Ouro no reconhecido Concurso Internacional Sélections Mondiales des Vins (sede no Canadá), ficando em 3.º lugar do Top 50, e em primeiro lugar entre os vinhos portugueses.
A Adega de Favaios é a primeira cooperativa de Portugal a obter certificação de sustentabilidade. A implementação de práticas que reduzem os impactos ambientais negativos da atividade vitivinícola já mereceu o reconhecimento do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
A maior vindima do Moscatel em Portugal merece um festival que a enalteça. De 6 a 8 de setembro de 2024, Favaios faz a festa e celebra a casta que deu fama a esta aldeia do Douro vinhateiro.