Tesouro de Moscatéis envelhecidos do Douro
Adega de Favaios tem uma reserva invejável de moscatéis, que envelhece em barricas de carvalho por longos anos. Uma parte deste património é utilizado nos lotes de moscatéis mais jovens, outra em edições limitadas de Moscatéis de Favaios com indicação do ano de colheita.
A Adega de Favaios tem motivos para se orgulhar das suas duas marcas emblemáticas, o Moscatel de Favaios e o Favaíto. São o Moscatel do Douro mais popular (80% da cota de mercado da região) e conquistaram os portugueses (52% da cota de mercado nacional).
Esta experiência na produção em grande volume não anula, no entanto, a capacidade de reserva e produção de moscatéis envelhecidos, antes pelo contrário. Desde longa data, a Adega de Favaios seleciona as melhores uvas para a produção de moscatéis com indicação de idade e/ou de ano de colheita e deixa-os a envelhecer em barricas de carvalho.
Os moscatéis da Adega de Favaios Reserva e 10 anos são os mais conhecidos e procurados dentro da gama de moscatéis com maior envelhecimento, mas a cooperativa comercializa também moscatéis de colheitas específicas, tendo atualmente no mercado edições de 2000, 1999, 1989 e 1980 e o Moscatel de Favaios comemorativo dos 70 anos da Adega. A cooperativa possui ainda outras colheitas reserva de património, que já não são comercializadas.
Recorde-se, no final de 2021, a Adega de Favaios tinha em armazém 9,5 milhões de litros de moscatéis. A maior parte deste património destina-se ao Moscatel de Favaios e Favaíto, uma categoria de moscatel que não tem um número mínimo de anos de envelhecimento, mas que a Adega de Favaios optou por comercializar apenas depois de três anos de estágio.
“Temos sempre dentro de portas o triplo do moscatel que vendemos anualmente. É um investimento no futuro e na qualidade. São estas reservas que nos permitem manter um perfil constante no nosso moscatel clássico. É um selo de segurança e de confiança. É este moscatel que ganha medalhas de ouro”, explica o presidente da direção da Adega, Mário Monteiro.
NOTÍCIAS RELAVANTES
O Moscatel Colheita 1999 conquistou a medalha Grande Ouro no reconhecido Concurso Internacional Sélections Mondiales des Vins (sede no Canadá), ficando em 3.º lugar do Top 50, e em primeiro lugar entre os vinhos portugueses.
A Adega de Favaios é a primeira cooperativa de Portugal a obter certificação de sustentabilidade. A implementação de práticas que reduzem os impactos ambientais negativos da atividade vitivinícola já mereceu o reconhecimento do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
A maior vindima do Moscatel em Portugal merece um festival que a enalteça. De 6 a 8 de setembro de 2024, Favaios faz a festa e celebra a casta que deu fama a esta aldeia do Douro vinhateiro.