ESPÍRITO COOPERATIVO E COMUNITÁRIO
Vinhos Moscatel de Favaios e vinhos DOC Douro brancos, tintos e espumantes com a frescura do planalto
Desconhece-se a data de início da produção do Moscatel de Favaios. Documentos atestam, no entanto, que já antes do aparecimento da Filoxera no Douro (1862) se produzia vinho do Porto exclusivamente com esta casta. O processo de produção do Moscatel de Favaios é, pois, em tudo idêntico ao do mais famoso vinho licoroso português. Os vinhos da casta moscatel aguardentados existem, aliás, em várias partes do mundo, e também noutras localidades do Douro e de Portugal.
É o lugar que faz a especificidade do Moscatel de Favaios. O planalto acima dos 500 metros de altitude é um nicho ecológico para a casta. Preservar este valor ímpar, no respeito pelos valores herdados e em compromisso com as gerações do futuro é o desafio da Adega de Favaios.
Uma comunidade envolvida
Quase todos os viticultores de Favaios são associados desta adega cooperativa, cerca de cinco centenas. Somos guardiões de um património coletivo e testemunho vivo da importância do fazer coletivo.
Fazer regenerar
Cultivamos a nossa casta Moscatel durante séculos e criamos um vinho de características únicas. É agora tempo de preservar esta e outras variedades autóctones, adaptadas ao clima e ao terroir de Favaios, regenerar solos e recursos naturais, combater as alterações climáticas e salvaguardar ecossistemas ecológicos fundamentais à vida.
Em nome do bem comum
Favaios produz seis mil pipas de moscatel por ano e quatro mil pipas de vinhos DOC Douro (média). É uma grandeza à nossa escala. O Moscatel de Favaios que nos é próximo, típico, original é um produto do futuro. Acreditamos que está de regresso a valorização dos bens comuns locais e comunitários.
EQUIPA CONSISTENTE E ESTÁVEL
Equipa de quase meia centena de pessoas, ao serviço dos associados, de Favaios e dos vinhos do Douro.
A Adega de Favaios conta com uma equipa de quatro dezenas de pessoas que asseguram o funcionamento do dia a dia dos serviços prestados pela cooperativa, sob orientação dos membros da Direção eleitos pelos associados.